10 livros que todo nerd deveria ler

Olá galera, hoje trouxe uma listinha com 10 livros que, todos aqueles que se consideram fãs de carteirinha da leitura, precisam ler, vamos à eles?!



10 – Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy)
Editora: Sextante / Autor: Douglas Adams



Considerado por muitos a bíblia nerd moderno, Guia do Mochileiro das Galáxias é um livro de tendência cômica, com uma leitura tranquila em sua trilogia de 4 a 6 livros (exatamente, trilogia). O quinto e último livro escrito por Douglas Adams, chamado no Brasil de Praticamente Inofensiva, há uma controvérsia se ele faz parte ou não do guia, um dos motivos a demora entre o quatro e o cinco de 8 anos, mas fora lançado pela Sextante com o subtítulo “Volume cinco da série / O Mochileiro das Galáxias”. Já o sexto livro, publicado em 2009, não foi escrito por Douglas, já que faleceu em 2001, mas o livro é oficial, autorizado pela família.

Com uma média de 200 páginas por livro, entre 140 e 250, a leitura é com um ar jovial, em nenhum momento tenta ser um livro denso, muito detalhista ou algo parecido, tendo suas versões em rádio novela (uma delas antes mesmo do livro) e filme.

09 – Jogador Número 1 (Ready Player One)
Editora: LeYa / Autor: Ernest Cline



Escrito por Ernest Cline (detentor de um delorean com a placa ecto-1), roteirista do filme Fanboys, é um livro repleto de easter eggs nerds dos saudosos anos 80, como ATARI 2600, AD&D, músicas, filmes e programas de TV.

O livro se passa em 2044, onde está instaurada uma crise financeira mundial. Anos antes, um bilionário havia se isolado do público em sua casa, e sua “volta” ao mundo foi para lançar seu maior projeto, OASIS, um simulador de realidade virtual online, onde o usuário utiliza um capacete e luvas (futuramente melhorado para quem tem dinheiro como roupão, esteira e outros acessórios) para entrar em um mundo alternativo. Com o mundo em ruinas, o OASIS como um escape desse mundo pobre e violento, cresce, escolas, empresas e jogos começam a migrar para o OASIS, fazendo-o a maior sensação mundial. O criador do OASIS, antes de morrer, deixou uma “quest”, onde o jogador que encontrasse os 3 easter eggs dentro do OASIS, ficaria com toda sua fortuna, ou seja, além de empresas, o vencedor seria dono do OASIS. Não só usuários comuns, como o protagonista que está apenas no terceiro ano do colegial, estão atrás dos três ovos de pascoa, mas empresas grandes, com equipes 24h trabalhando nas pistas deixadas, fazendo com que se torne perigoso não só no mundo virtual a busca, mas no mundo real.

Jogador número 1 há tudo que uma história épica precisa, romance, aventura e ação, porém com uma leitura tranquila, podendo ser lido em um fim de semana tranquilamente, apesar das suas 460 páginas.

08 – A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo
Editora: Verus / Autor: Eduardo Sphor



Eduardo Sphor, brasileiro, comediante e historiador do nerdcast, o podcast mais conhecido pelo público nerd, recomendado pelo autor Paulo Coelho, também é autor de Filhos do Éden, uma trilogia ainda incompleta, no mesmo universo do A Batalha do Apocalipse.
Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o juízo final.
Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedom, o embate final entre Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.
Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heroicas, magia, romance e suspense.
Site Oficial - Sinopse
Com um total de 586 páginas, o livro não tem uma leitura tranquila como o anterior, a história é densa, indo e vindo no tempo, apresentando diversos personagens e reviravoltas, devendo ser lido com atenção e carinho, para fazer juiz a uma obra prima brasileira.

07 – Duna (Dune)
Editora: Nova Fronteira e Aleph / Autor: Frank Herbert



Duna é uma ficção cientifica de 1965, com mais cinco livros para continuar o universo, contando a história de um mundo feudal, mais de 24 mil anos depois do atual presente. Sem tecnologia digital, o livro valoriza o ser humano, tendo a intriga e jogo de ações dos personagens como o foco da história, sem a ação desenfreada comum no tipo de livro, sendo todos os combates corpo-a-corpo.
Duna tem 544 páginas em seu primeiro livro, com uma leitura parecida com o do senhor dos anéis, pouco menos detalhista, mas lhe apresentando um universo, personagens, casas e etc. Os outros livros do universo são de tamanhos variados, chegando a ter apenas 220 páginas no segundo livro, O Messias de Duna à 441 no último livro, As Herdeiras de Duna.
Duna é mais um livro que mereceu suas versões em filme, jogo e mini série.

06 – Star Wars: Trilogia Thrawn
Editora: / Autor: Timothy Zahn



Considerado um dos principais livros do universo Star Wars, o livro se passa 5 anos após os acontecimentos do Star Wars VI: O Retorno de Jedi. Apesar da “vitória” da Nova República, a guerra contra o Império não acabou, um Grande Almirante, chamado Thrawn, humanoide de pele azul, resolve seguir em frente com o plano, fazendo com que a Nova República além fazer alianças para o novo governo, tem que se preocupar com uma futura batalha. Os personagens Han Solo, Chewbacca, Princesa Leia Solo, Luke Skywalker, C3PO e R2D2, continuam sendo os principais, mas além de antigos personagens, várias citações e extensões sobre o universo são realizadas.
A leitura é simples, pouco descritiva (as vezes até demais para quem não conhece o universo), mas com muitos diálogos, reviravoltas e cenas de ação. Apesar de não ser um livro denso, que faça sua imaginação ir a mil, a expansão do universo é realizada com maestria, podendo facilmente virar um filme de animação um dia.

05 – O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings)
Editora: Arte Nova; Martins Fontes / Autor: JRR Tolkien



Não só uma história, mas um universo criado por Tolkien, que construiu em seus livros a Terra-Média, um continente rico em detalhes, culturas, costumes, línguas e etc. O Senhor dos Anéisalém de lhe contar uma história rica em detalhes, sobre como o grande mal é derrotado, pretende lhe fazer imergir na Terra-Média. Além de um excelente livro, O Senhor dos Anéisconta com uma adaptação à altura pro cinema, vencedora de 17 estatuetas do Oscar das 26 indicações.
A leitura é bastante descritiva, com muita música e partes que servem apenas para enriquecer o universo e não só a história que está sendo contada, fazendo com que possa se transformar em um livro cansativo, porém difícil de largar até chegar ao final da trilogia em suas 1092 páginas, fazendo com que muitos emendem nos outros livros da Terra-Média.

04 – As Crônicas de Gelo e Fogo (The Song of Ice and Fire)
Editora: LeYa / Autor: George RR Martin



Um complexo jogo dos tronos (Game of Thrones é o nome do primeiro livro, traduzido como A Guerra Dos Tronos no Brasil), onde uma guerra está acontecendo dentro de um reino que se dividiu por motivos políticos. O livro conta com personagens ricos, com personalidades próprias e muito bem construídos, em um universo com grandes arvores genealógicas e história antiga, para dar sentido ao presente.
Se a quantidade de páginas for um problema para você, esse não é o seu livro, com livro 5 livros já publicados de 7, de 500 a 800 páginas por livro, As Crônicas de Gelo e Fogo é bastante denso, indo e vindo na linha do tempo, detalhista e com personagens demais, e que em nenhum momento você deve se apegar a algum (apesar da paixão ser inevitável pra mim pela Margaery e Daeneris). Além dos livros, uma série muito bem realizada pela HBO, chamada de Game of Thrones, está em sua terceira temporada, contando a história do terceiro livro.

03 – Dragonlance
Editora: Devir / Autor: Vários



Livro de uma das maiores franquias/cenários de D&D, Dragonlance é composto por diversos livros, de diferentes autores, fazendo com que os estilos sejam diferentes, mas uma coisa você pode ter certeza que encontrará nos livros de Dragonlance, uma boa narrativa, personagens bem construídos fáceis de se apegar, muitos conflitos e dragões, além é claro de todo o rico universo de Dragonlance criado para D&D. Além dos livros, Dragonlance possui um filme de animação (não tão bom quanto os livros) e jogos para compor a experiência no universo.

02 – A Torre Negra (The Dark Tower)
Editora: Suma de letras / Autor: Stephen King



Começou a ser escrito por Stephen King ainda quando era um estudante universitário, o livro conta a história sobre um pistoleiro em busca da torre que tem sua natureza física e metafórica. O livro é inspirado em Tolkien, Western, Robert Browning entre outras referências do mundo pop.
A Torre Negra é composto com sete livros lançados no Brasil contando toda a história do pistoleiro, e um extra publicado em 2012 nos EUA, que ainda não fora trazido para terras tupiniquins. Sua leitura varia entre cada livro, como o próprio autor afirma, o primeiro foi escrito por um estudante inexperiente.



01 – Eu, Robô (I, Robot)

Editora: Nova Fronteira / Autor: Isaac Asimov




Esse é escrito por um professor que todos gostariam de ter, Isaac Asimov foi um nerd completo, além de ser professor Ph.D, humorista e historiador, ele era um escritor de contos, e os contos mais importantes para o mundo nerd de ficção cientifica. Eu, Robô é uma compilação de 9 contos onde há a evolução da robótica, desde uma “baba eletrônica” até um “ditador” suspeito de ser um robô. Isaac Asimov no livro apresenta as três leis da robótica entre outros conceitos que são introduzidos em quase todos os filmes e livros de ficção cientifica hoje.

O livro é divido entre os 9 pequenos contos, totalizando poucas páginas, cerca de 250 na edição normal, 320 na edição pocket, com uma leitura tranquila normal em contos, esse é provavelmente o livro que todos, não só os nerds, deveriam ter em suas estantes. Além do filme com o Will Smith, Eu, Robô também tem um jogo para Atari 2600.

7 Comentários ❀:

  1. kkkk muito bom o post!!
    Nunca li nenhum livro desses e acho que nunca vou ler kkkk Ótimo post!
    Beijinhos da Lu *-*
    http://lucarolinemoraes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pirando com o novo layout * Que perfeitoooo, u__u'

    Adorei os livros, não me considero nerd, mas gostei do último, AEHAUAEUH' ~3~3
    Beijos,

    Juu-Chan do Nescau com Nutella.

    ResponderExcluir
  3. Eu necessito do Guia do Mochileiro! Os livros do Tolkien eu já li e reli, As Crônicas de Gelo e Fogo eu só li o primeiro. Adorei o post!
    Abraços.
    www.thingsofcandy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nuca li nenhum desse livros, rs'

    Beijos
    Be--Different

    ResponderExcluir
  5. Oii floor..
    Gosto de ler, pena que não me sobra tempo.. Mas desses livros creio que não gostarei não.. rs.. A pessoa aqui é mais ligada em romance.. rsrsrsrs
    Mas boas dicas..
    Bjos

    http://divas-mineiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. uhu adorei

    http://ohcherries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. uahshuhuhuhu gente essa geração ta perdida, só vejo as meninas dizendo nunca li um livro desse (me referindo aos comentarios acima)
    eita hoje em dia quem ja leu livros bons como esses? bom livros ótimos, nao li todos mas ja li alguns e com certeza é leitura obrigatória nao só para nerds apesar de ser uma ahuush

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar...
Só não postem palavrões, nem briguem, por favor...
Se forem colocar: Tô seguindo, segue de volta?
Não.. apenas se seu blog for legal, atualizado, e de bom conteúdo, eu sigo sim!
Deixe o link do seu blog
Obrigado pela visita, e voltem sempre! ❀

.: ❀ Doce Futuro ❀ :. Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados